DEMOCRATAS

A FORÇA DAS NOVAS IDEIAS - SAPUCAIA DO SUL - RS

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Aprovado requerimento do Deputado Onyx convocando Palocci a dar explicações

Oposição aprova requerimento que convoca Palocci para depor na Câmara

Ministro-chefe da Casa Civil deve explicar o aumento do seu patrimônio nos últimos anos

Deputado Onyx Lorenzoni no plenário da Câmara Federal. Foto: Paulo Dias.
A Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados aprovou nesta manhã um requerimento de convocação do ministro-chefe da Casa Civil, Antonio Palocci, para que ele explique o aumento do seu patrimônio nos últimos anos e fale sobre os serviços de consultoria prestados pela empresa de sua propriedade, a Projeto .
Logo após a aprovação do requerimento, os deputados governistas protestaram contra a deliberação da comissão. A reunião da comissão foi suspensa temporariamente.
Governo tenta reverter convocação
O governo tenta reverter a convocação de Palocci. Por voltas das 12h05min, a reunião estava suspensa, porque os governistas não se conformam com o resultado e pressionam o presidente da comissão, deputado Lira Maia (DEM-PA), para refazer a votação. A aprovação da convocação de Palocci foi resultado de uma ação esperta da oposição e de um cochilo dos governistas.
A votação foi simbólica, mas o governo não conseguiu pedir verificação dos votos nominais. Isso ocorreu porque minutos antes, por uma estratégia da oposição, a comissão já havia realizado uma votação nominal. Pelas normas regimentais da Câmara, há o prazo de uma hora que precisa ser respeitado entre duas votações nominais.
O requerimento aprovado hoje foi apresentado pelo deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS). Se for efetivado, o ministro não poderá se negar a comparecer à Câmara, sob risco de cometer crime de responsabilidade.
O requerimento não fixa data para a audiência.